APOGEE
A Empresa
Projetos
Consultoria
auditoria
Treinamento
Agenda
Artigos
Recursos
Fale Conosco
 

 

Grupos de trabalho IEEE 80.3 e 802.11

 
     
 

Velocidade!!! 100 Mbps, 1 Gbps, 10 Gbps - (publicado no Cabling News n°25 - 1º trimestre 2003, pg. 12)

Velocidade Para 'Quê' Te Quero?

Quinze mil páginas de texto a cada segundo. Ou então cinco mil conversas telefônicas simultâneas. É essa a capacidade que temos de transferência de dados nas placas de rede que acompanham nossos micros. Uma plaquinha de rede que custa menos de R$ 100,00 pode transferir uma enciclopédia a cada segundo e nem nos damos conta disto.

Cem megabits por segundo não era algo imaginado há meros dez anos. Naquela época, um sistema operacional inteiro cabia em menos de dez disquetes, aproximadamente o mesmo tamanho de um único arquivo em Power Point que uso hoje em dia em meus cursos. Apenas dez de meus arquivos MP3, dentre os mais de mil e duzentos que se acumulam em um dos subdiretórios de meu micro, seriam suficientes para esgotar a capacidade dos maiores discos rígidos que os ATs podiam suportar no início dos anos 90.

Que revolução em apenas dez anos! E há apenas dois meses foi ratificado um padrão de cabeamento que permite multiplicar por dez a velocidade de comunicação de nossos micros. Que tal poder transmitir não apenas a enciclopédia, mas a biblioteca inteira a cada segundo? E com plaquinhas de rede que já custam menos de US$ 100 nos EUA! Mais um ano e nossos próximos micros já virão equipados com tais placas. A princípio ninguém precisará de tal velocidade, poucos notarão sua existência. Mas como todos tendem a trocar de equipamentos a cada dois ou três anos, inevitavelmente daqui a cinco anos todos terão essa tecnologia disponível em suas máquinas.

Se o sistema operacional de nossos micros cresceu vinte vezes nos últimos dez anos, que tamanho terá daqui a cinco anos? Que recursos fantásticos não trarão embutidos? Animações, vídeos, sons, músicas, tudo desfilando constantemente em sua telinha, tudo sendo constantemente atualizado pela Internet. Sem que possamos nos dar conta, estaremos precisando daquela "imensa" velocidade que já estará embutida em nossas placas de rede. Para finalmente liberarmos o gigabit só faltará trocar os switches em nossas salas de telecomunicações e bingo!

Agora imaginem dezenas, centenas de pessoas usando recursos da ordem do gigabit simultaneamente. Pessoas enviando e-mails de seu vídeo de casamento (meros quinhentos megas...) a seus colegas de escritório, muitos espalhados pelos diversos andares da empresa. Ou então aquele filme que alguém acaba de "copiar" do DVD com aquela plaquinha digitalizadora recém instalada, não era exatamente aquele que o colega do andar de baixo estava querendo assistir? E-mail nele, afinal cinco gigabytes não levam nem um minuto para trafegarem por minha placa de rede!

Com esse frenesi de velocidade será que alguém vai se lembrar do coitado do backbone, escondido atrás das salas de telecomunicações, responsável por concentrar todo o tráfego e redistribuí-lo pelo edifício e pelo mundo? Qual deverá ser sua capacidade de tráfego para que não haja um colapso nas comunicações? Na verdade, sua capacidade já foi determinada hoje: dez gigabits por segundo. É o mais novo padrão do velho Ethernet, inventado hoje para ser plenamente utilizado (e necessário) quando o gigabit for a regra no mundo da "plaquinha" de rede.

E aquele backbone que você tem instalado hoje, ou está para instalar? Estará apto a agüentar o tranco? Já sei, você utiliza fibra óptica e portanto está tranqüilo. Más notícias, então... As fibras convencionais não conseguem trafegar a dez gigabits por mais do que poucas dezenas de metros. Precisa de cem metros? Sinto muito, para essa fibra funcionar a essa distância, só com a versão um "pouco" mais cara do switch, nada que dez ou onze mil dólares não possam resolver...

Ou então você investe algumas centenas de dólares a mais e instala a mais nova geração de fibras ópticas, especialmente projetadas para suportar os dez gigabits por até trezentos metros. E com os switches mais simples que possam possuir tal capacidade! Ela já está disponível hoje. Assim como os switches. Haa, você não pretende trocar de micro ou de sistema operacional nos próximos cinco ou dez anos? Bem, então você não precisará dessa fibra, não se preocupe...

© Marcelo Barbosa, 2002, 2003.

 
     
     
  << voltar para artigos  
     
Home Fale Conosco Email
NeoMacro Software